Data mais importante para os católicos tem grande número de fieis e muita emoção em Itamarandiba

Abr 22, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Tendo finalizado o Tempo da Quaresma, a Igreja Católica de todo o mundo deu início às celebrações da Semana Santa que recordam os últimos momentos da vida terrena de Jesus, até a sua Ressurreição. No domingo dia 13 de Abril foi celebrado o dia do Domingo de Ramos, em que os fiéis festejaram a entrada triunfal de Jesus na Cidade Santa, Jerusalém, seguido por seus apóstolos e pessoas que chegavam para a celebração anual da Páscoa judaica. Com ramos nas mãos e cantos de “Glória” e “Hosana ao Filho de Davi”, os fiéis refizeram o que os peregrinos de Jerusalém gritavam ao verem Jesus entrar na Cidade Sagrada montado em um jumentinho, simbolizando seu poder real recebido de Davi, e ouviram a leitura da Paixão do Senhor. Com essa celebração, os católicos adentraram no mistério da Paixão de Jesus começaram a se preparar para a chegada da Páscoa.
Na Segunda, Terça e Quarta- feiras houve celebrações da Santa Missa nas igrejas Matiz da cidade, seguida de Ofício de Trevas, que é a recitação de Salmos e orações, como faziam os judeus para se prepararem para o próximo dia que se aproximava. Na noite de quarta-feira aconteceu a procissão do Encontro, com sermão realizado por Mons. Geraldo Borges, pároco da Paróquia de São Sebastião. Nesta ocasião foi refletido o triste encontro de Jesus com sua mãe no caminho do Calvário.
Na quinta-feira Santa iniciou-se o Tríduo Pascal, o momento ápice de todo o ano e Liturgia da Igreja Católica, em que se celebra o mistério Salvífico de Jesus, com sua Paixão, Morte e Ressurreição, para a remissão dos pecados e Salvação da humanidade. Ao findar do dia foi celebrada a Santa Missa com o rito do Lava-pés, fazendo memória ao gesto de humildade e serviço que Jesus realizou com seus discípulos. Comemora-se também neste dia a Instituição da Eucaristia, em que Cristo deixa seu Corpo e seu Sangue como alimento espiritual para a humanidade; o Dia do Sacerdote, em que Jesus instituiu seus Apóstolos como seus sacerdotes para estarem a serviço do povo; e o Mandamento do Amor, onde Jesus nos convida a superar as diferenças e amarmos uns aos outro como Ele nos amou.
Na manhã da sexta-feira da Paixão os fiéis rezaram a Via Sacra pelas ruas da cidade, relembrando os últimos passos e palavras de Jesus, de sua condenação à morte até seu sepultamento. Às três horas da tarde realizou-se a Solene Ação Litúrgica, com a narrativa da Paixão e adoração da cruz, em que se contempla o Cristo Morto que se oferece a Deus como Sacrifício vivo em expiação pelos pecados dos homens. Os católicos fizeram seu momento de adoração a Jesus crucificado, como agradecimento ao seu gesto de amor e misericórdia à humanidade. No período da noite aconteceu a Encenação da Paixão de Cristo na praça da Matriz de São João Batista, promovido pela companhia de teatro Santa Isabel. Foi um lindo espetáculo que refez o sofrimento de Jesus nos seus últimos momentos de sua vida na terra.
No silêncio que envolve a Paixão do Senhor e na contemplação de sua morte, os católicos de todo o mundo iniciaram no anoitecer do Sábado Santo a Vigília Pascal, com a celebração da Ressurreição gloriosa do Senhor. Com a bênção do Fogo Novo que simboliza a presença de Cristo Vivo no meio dos homens, como Sol que ilumina todo o mundo, deu-se início à celebração mais importante para a fé católica. Com o canto da Proclamação da Páscoa, que remonta os primeiros séculos do cristianismo, e com várias leituras da Sagrada Escritura que narram o história da Salvação, seguida do Hino de Louvor e o retumbante Canto do Aleluia, a Igreja proclamou que Cristo venceu a morte e está vivo gloriosamente em meio a seu povo. Os fiéis se alegraram por mais uma vez celebrarem a Páscoa do Senhor, a passagem da Morte à Vida, a nossa passagem da Escravidão para a Libertação, relembrando também a Campanha da Fraternidade de 2014, que tem por Lema o versículo da carta de São Paulo aos Gálatas: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Ao findar dessa Solene Celebração, os fiéis fizeram procissão Eucarística pelas ruas da cidade celebrando a vida nova que Jesus concede aos que Nele creem.
Com as celebrações do Domingo de Páscoa, finalizou-se o Tríduo Pascal e as festividades da Semana Santa, mas com um forte apelo à conversão e Vida nova em Cristo, que é o sentido principal das celebrações da Semana Santa.
 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeBelezas da TerraGrupo Zap Zap Solidário atende 132 famílias itamarandibanas com cestas neste Natal